Fotografia: Fotos D.R.

Fotografia: Fotos D.R.

A Quinta dos Frades inicia uma nova etapa da sua história com uma renovação da sua identidade institucional e uma reestruturação da sua gama de vinhos, que inclui a chegada de seis novas referências ao mercado.

O projeto, desenvolvido pela família proprietária, pretende reforçar a identidade da quinta duriense e valorizar o seu património vitícola, conciliando a tradição e a história da propriedade com uma visão contemporânea. Esta nova estratégia contempla também a segunda propriedade da família, a Quinta do Castelo, localizada em Santa Marta de Penaguião.

O processo de renovação teve início em 2023, ano em que Diogo Lopes assumiu a liderança enológica do projeto. O enólogo trouxe consigo uma abordagem centrada na interpretação do terroir e na valorização do potencial das vinhas velhas da propriedade, procurando expressar nos vinhos a identidade e a singularidade da Quinta dos Frades.

A mudança estendeu-se também à identidade visual da marca, com uma nova imagem, novos rótulos e uma reorganização da arquitetura da gama. O logótipo foi atualizado, mantendo elementos históricos que fazem parte da identidade da propriedade, como a cruz e a esfera armilar, agora reinterpretados através de uma linguagem mais contemporânea.

A nova organização do portefólio concentra o protagonismo na marca Quinta dos Frades, encerrando o ciclo de marcas autónomas como Vinha dos Deuses e Vinha dos Santos. Paralelamente, surge a marca Frades, que passa a acolher, entre outros, os vinhos brancos provenientes da Quinta do Castelo, propriedade dedicada à produção de vinhos brancos, enquanto a Quinta dos Frades se mantém exclusivamente focada na produção de vinhos tintos.

Esta renovação representa, assim, um equilíbrio entre passado e futuro: preservar a história e o património da Quinta dos Frades, enquanto se reforça a sua identidade e se abre caminho para uma nova geração de vinhos.