Manuel Lima, DipWSET

Chefe do Serviço de Prova do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP, I.P.), Manuel Lima tem uma grande apetência pela atividade formativa na área do vinho, tendo já ministrado dezenas de cursos e palestras em diversos países e em várias línguas.
É professor convidado na Pós-Graduação de Viticultura e Enologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e tem artigos publicados na área da análise sensorial e da análise automática de vinhos.
Agrónomo de formação, Manuel Lima tem também vários anos de experiência em viticultura e vinificação na Região dos Vinhos Verdes.
Manuel Lima, foi o primeiro português, juntamente com o seu amigo Raul Riba D’Ave, a obter o Diploma – Nível 4 da WSET.

Raul Riba D’Ave, DipWSET

Grande entusiasta de vinhos desde muito cedo, Raul Riba D’Ave iniciou a sua carreira profissional no setor apenas em 2001, tendo passado pela Finca Flichman na Argentina (Sogrape), pela APCOR-Associação Portuguesa de Cortiça e pela Taylor’s. Foi um dos pioneiros a escrever um livro sobre vinhos argentinos, «Vinos Argentinos», o qual está editado em espanhol e inglês, e vai atualmente na sua quarta edição. Também já escreveu para a imprensa nacional artigos e críticas sobre vinhos. Desde 2011, é o editor técnico dos materiais em Português produzidos pela WSET. Raul Riba D’Ave foi o primeiro português, juntamente com o seu amigo Manuel Lima, a obter o Diploma – Nível 4 da WSET. Em 2018 integrou a primeira edição do programa do IVDP para certificar especialistas em Vinho do Porto e tornou-se Certified Port Educator.

Lana Ruff, WSET3 e CMS Certified Somm

Nascida em São Paulo, Brasil, Lana Ruff é jornalista e tem formação também em Letras e Latim. Em 2011 inicia sua trajetória profissional no setor dos vinhos, que, ao longo de mais de 10 anos, passa por funções diversas, como marketing e conteúdo, enoturismo e gestão de projetos, produção de vinhos e sommellerie, consultoria e business development, com destaque no desenvolvimento de programas de formação e ateliês de vinho. Hoje, além de Formadora e Coordenadora de Marketing e Projetos na Direct Wine, colabora com uma coluna mensal no guia de vinhos brasileiro Única e presta consultoria como degustadora para a maior importadora e loja online de vinhos na América Latina, onde, em 2013, foi responsável pela elaboração da identidade de marca. Tem qualificação WSET de nível 3 e é Sommelière Certificada pela Court of Master Sommeliers.